Como Começar Um Negócio de Sucesso – 6 Dicas Essenciais

Saber como começar um negócio de sucesso e diminuir drasticamente as chances de fechar as portas por falta de planejamento é a chave para a sobrevivência de um empreendimento.

Conhecer a fundo o mercado no qual vai inserir sua empresa, com certeza, fará com que você já saia na frente dos seus concorrentes. Tendo em vista que a grande maioria dos empresários, hoje em dia, não se preocupam em pesquisar minuciosamente o seu mercado de atuação. Isso leva uma grande parte das empresas a fecharem as portas antes dos 2 anos de vida.

Depois de muito pesquisar sobre o assunto e juntando com o embasamento teórico e prático que tenho, cheguei a seis dicas que julgo essenciais para o bom desenvolvimento e sucesso de qualquer empreendimento.

Foco e Determinação: Sem foco e determinação você nem consegue tirar sua ideia do papel. É muito difícil quando ficamos indecisos e não sabemos em que empreender. Aí ficamos tentando vários tipos de negócios e nenhum deles, de fato, sai do papel. E quando sai, não demora muito pra deixarmos de lado e ir tentar outra coisa, antes mesmo que o negócio engrene e comece a dar lucros. Isso acontece pela falta de foco no negócio e também pela falta de determinação em seguir em frente até que o negócio se sustente.

Pesquisar o mercado de atuação: Antes de começar qualquer tipo de empreendimento, uma das primeiras coisas a se fazer é uma pesquisa bem detalhada sobre o mercado no qual você pretende abrir o seu negócio. É fundamental que você conheça bem o mercado e tenha o máximo de informações possíveis sobre ele. Essas informações serão cruciais para tomadas de decisões mais tarde em seu empreendimento.

Identificar o seu público alvo: Na grande maioria das vezes o insucesso de um negócio se deve ao não conhecimento do público alvo por parte do empresário. Não basta apenas abrir uma empresa, você precisa saber, com riqueza de detalhes, para quem a sua empresa irá vender. Fazer uma pesquisa e identificar o seu público alvo é muito importante na hora de começar um negócio. O empreendedor deve ir a campo mesmo e realizar pesquisas para saber o que o público espera do seu produto ou serviço, quanto eles estão dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço, se existe uma demanda, etc…

Pesquisar seus principais concorrentes: Conhecer seus principais concorrentes também é uma parte muito importante de todo o processo de abertura de um negócio. É importante que o empresário tenha uma boa relação com seus concorrentes, pois este networking  fará com que o empreendedor tenha uma visão mais ampla do seu próprio negócio. Além de que também ajuda e muito a tomar decisões em relação ao seu produto/serviço. Conhecendo seu concorrente você saberá onde ele é bom para que você possa aperfeiçoar e saberá onde ele falha para que você não cometa os mesmos erros. E são nas falhas dos seus concorrentes que a empresa deve trabalhar mais veementemente.

Crie um plano de negócios: Está é uma etapa do negócio que não deve, por hipótese alguma, ser deixada de lado. Pois é o plano de negócios que irá te dar uma visão completa do seu empreendimento. É através dele que você conseguirá identificar se o seu negócio será viável ou não. Através do plano de negócio o empreendedor também saberá o quanto realmente será necessário para começar o negócio. Saberá também em quanto tempo o negócio dará o retorno do capital investido. Além do que, através do plano de negócio, o empreendedor identificará se o preço está correto e também ajudará a gerar uma estimativa real do volume de vendas do empreendimento e quanto será necessário investir para se chegar ao volume de vendas desejado.

Se você não sabe como criar um plano de negócio, basta acessar baixar o programa Plano de Negócios 3.0 do Sebrae. Ele é muito simples e para criar seu plano de negócio, basta que você vá preenchendo os campos que no final o programa gera um arquivo PDF do seu plano.

Investimento para abrir uma empresa: Para saber realmente quanto você irá precisar para abrir um negócio, é muito importante que você já tenha em mente todas as outras dicas citadas acima. Mais importante ainda é você já ter definido em que vai empreender e já ter criado o seu plano de negócio. Só depois é que você saberá quanto você precisará para abrir o seu tão sonhado negócio. E este investimento é muito relativo e dependerá do ramo de atividade e porte da empresa que você deseja abrir.

Para ilustrar essas dicas que passei, gravei um vídeo lá no youtube falando sobre as minhas experiências e sobre essas 6 dicas essenciais para começar um negócios de sucesso. Seja ele um negócio físico ou digital (na internet). Veja o vídeo abaixo:

 

Grande abraço!

Alexandre Colares

 

Fique ligado no blog que vem muita novidade por aí… Aguardem!

Gostou, Então Compartilhe!

    Você Tem Vontade De Ter Seu Próprio Negócio, Mas Não Sabe Por Onde Começar?

    Alexandre Colares

    Empreendedor, formado em Administração de Empresas Com Especialização Em Gestão e Marketing Digital Para Pequenos Negócios. Também Focado em Transformar Vidas Por Meio da Internet… Se quiser me conhecer um pouco mais, Clique no botão “Saiba Mais” logo abaixo.

    Website: http://www.amigoempreendedor.com

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *