Funil de Vendas Inteligente – O Que é e Como Criar Um Para Vender Mais

O Que é Um Funil De Vendas Inteligente?

 

Como Criar Um Funil de Vendas InteligenteMuito se houve falar na internet sobre Funil de Vendas. E por muito tempo eu me fiz a seguinte pergunta: Que raios é este tal de Funil de Vendas que todo mundo fala?

 

Quando estava iniciando pensava que era uma estratégia exclusiva de email marketing. Mas na verdade não é bem assim. Neste artigo vou explicar o que é um funil de vendas inteligente e como atrair as pessoas certas para comprar o seu produto ou serviço.

 

Um Funil de Vendas Inteligente nada mais é do que um modelo estratégico de conteúdo com o objetivo de conduzir seus possíveis clientes pelo processo da compra do produto ou serviço que você está ofertando.

 

Num primeiro passo você deve entregar um conteúdo com o objetivo de educar seu prospecto, mostrando que ele tem um problema e que você tem a solução para ajudá-lo a resolver este problema.

 

Mas antes de criar um funil de vendas inteligente com conteúdo estratégico, você deve entender a fundo quem é o seu público-alvo. Você deve conhecer suas dores e buscar a solução para conectá-la com seu produto. Resumindo, você deve conhecer muito bem quem será seu futuro cliente.

 

É claro que um funil de vendas inteligente remete-se muito a email marketing. E de fato está estratégia é muito importante no seu negócio. Mas você pode criar também um funil de vendas inteligente através de ferramentas de autorresponder no Facebook e dentro do seu blog conduzindo seu lead por conteúdos postados estrategicamente até que ele efetue a compra.

 

Um Funil de Vendas Inteligente Começa Pela Dor do Seu Lead

 

Já parou para pensar que quando uma pessoa vai até um mecanismo de buscas como o Google, o Youtube ou outro, ele está atrás de uma solução para um determinado problema que ela tem? E é nesta hora que você entra.

 

Um funil de vendas inteligente começa pelo momento que você entende o que seu público-alvo está procurando, qual é a sua principal dor, medo e objeção. E isso não é tão difícil assim de descobrir.

Se você tem um blog, uma fanpage, perfil no Facebook, canal no youtube, entre outras tantas redes sociais, você já está com a faca e o queijo na mão.

 

Basta ficar atento aos comentários e publicações que vai perceber diversas dores. Anote as mais comuns que você detectar, pois elas serão seu ponto de partida para desenhar uma estratégia matadora para seu funil de vendas.

 

Como Criar Um Funil de Vendas Inteligente

 

Seja Coerente no Seu Funil de Vendas

 

O Produto Relacionado a Dor

 

Antes de começar a criar seu funil de vendas inteligente, você precisa ter em mente que a sua oferta obrigatoriamente tem que estar relacionada diretamente com a dor da sua lead.

Sempre ofereça um produto que entregue muito mais valor percebido para seu público e que resolva de fato a dor daquele seu prospecto.

 

Agindo assim, você conquistará um cliente fiel que sempre te acompanhará e continuará comprando de você por muito tempo. Vou dar um exemplo abaixo para que você entenda melhor:

Se seu público-alvo quer saber como emagrecer 10kg em 1 mês, sem precisar parar de comer o que gosta e sem fazer exercícios, você oferecerá para essa pessoa algo que englobe e resolva todas essas dores e que também ensine como manter o novo peso, sem sofrimento, com saúde e qualidade de vida. Entendeu?

 

Além de entregar um produto que resolveu a dor daquela pessoa, este mesmo produto entrega algo mais e de muito valor para ela que é manter o peso sem sofrer e ter qualidade de vida.

Quanto mais valor agregado na oferta, mais confiança e autoridade você conquista. E isso te fará vender mais vezes para seus clientes.

 

Recompensa Digital Relacionada ao Produto

 

O principal objetivo da recompensa ou isca digital é, além de entregar parte da solução de um determinado problema, levar as pessoas para uma série lógica de conteúdos otimizados para gerar conexão e preparar seu prospecto para a compra.

 

Já o objetivo do produto ofertado é resolver de fato a maior dor do seu público. Fazendo com que ele alcance satisfatoriamente os resultados desejados.

 

Resumindo, a recompensa vai solucionar parte do problema, enquanto o produto vai exterminar este problema de vez.

 

Os 3 Pilares do Funil de Vendas Inteligente

 

Agora que você já sabe que tudo começa pela dor do seu público-alvo, que seu recompensa deve ser relacionada diretamente com a dor e que a oferta deve entregar uma solução ainda maior do que a recompensa, você precisa entender que um funil de vendas inteligente e bem estruturado possui 3 pilares que são: ATRAÇÃO DO LEAD > RELACIONAMENTO > VENDA. Simples assim!

 

Atração do Lead

 

Um dos erros mais comuns de quem não consegue conquistar clientes e vendas através de um funil, é não criar uma estratégia lógica para atrair as pessoas certas para este funil.

Você pode produzir uma isca digital sensacional e criar uma sequência de conteúdos memoráveis, mas se não tiver tráfego, você não venderá. E isso é fato!

 

E para gerar tráfego da maneira mais correta é você criando conteúdos relevantes e que solucionem parte da dor do seu público que já está procurando por está solução na internet. E este conteúdo vai gerar a conexão necessária para levar essas pessoas para se inscrever na sua lista de emails, receber uma mensagem automática no Facebook ou ser conduzida por conteúdos estratégicos dentro do seu blog.

 

Você pode atrair seu público de maneira orgânica. Algo que não vai acontecer de uma hora para a outra. Requer tempo até que as pessoas comecem a encontrar seus conteúdos. Mas se quiser resultados mais rápidos, você pode investir em anúncios, Guest Posts ou Links Patrocinados.

 

Relacionamento

 

O tráfego é importantíssimo na sua estratégia, mas de nada adianta ter uma enxurrada de tráfego se você não conseguir conduzir seu lead pelo processo de compra.

Nesse momento é que entra o relacionamento com seu público. Seja pela lista de emails, Facebook, canal no Youtube, etc.

O relacionamento com seus prospectos é o ponto chave do funil de vendas inteligente. É ele que vai ser o grande responsável pela decisão de compra do seu lead.

 

Venda

 

Quando se chega no momento da venda, obrigatoriamente, você já deve ter passado pelos outros dois pilares do funil de vendas inteligente. E neste ponto você já terá a confiança daquela pessoa e muito provavelmente ela já te veja como uma autoridade no assunto.

 

E neste momento também sua missão é fazer com que seu lead dê um próximo passo. E este passo é o seu produto ou serviço.

É claro que neste momento são necessárias a aplicação de outras técnicas que ajudarão na tomada de decisão pela compra. Aí entra a apresentação de casos de sucesso, depoimentos, bônus e a utilização de gatilhos mentais como o da escassez. Essas são as principais técnicas que mais convertem em vendas.

 

Se você quiser aprender mais sobre conteúdos lógicos estratégicos e funil de vendas >clique aqui<

 

Conlusão

 

Primeiramente você deve conhecer bem seu cliente, suas dores, medos, objeções e procurar pequenas soluções para entregar para ele, fazendo com que a pessoa entre no seu funil de vendas inteligente.

 

A recompensa digital e o produto devem estar bem alinhados para resolver de fato o problema que seu lead está buscando a solução. Seja em buscadores na internet ou redes sociais.

 

Necessariamente seu público deve passar pelos dois primeiros pilares do seu funil de vendas que são: a atração e relacionamento, recebendo conteúdos estratégicos e sendo educado para só depois chegar no processo da venda que é o terceiro pilar e o objetivo de um funil de vendas inteligente.

 

Espero ter esclarecido as principais dúvidas relacionadas a um funil de vendas inteligente, pois sei como é estranho ouvir falar e não entender direito do que se trata.

 

Um forte Abraço!
Alexandre Colares

 

P.S: Existem poucos profissionais neste mercado do marketing digital que realmente entendem e conseguem grandes resultados aplicando um funil de vendas inteligente. E uma dessas pessoas que eu sigo e recomendo que você também acompanhe o trabalho dela é a Graciela Barbieri. Ela é expert neste assunto e conhece como ninguém como criar um funil de vendas irresistível.

 

Gostou, compartilhe este post para que mais pessoas possam entender o que é um funil de vendas inteligente.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Funil de Vendas Inteligente
Author Rating
51star1star1star1star1star
Gostou, Então Compartilhe!

    Você Tem Vontade De Ter Seu Próprio Negócio, Mas Não Sabe Por Onde Começar?

    Alexandre Colares

    Empreendedor, formado em Administração de Empresas Com Especialização Em Gestão e Marketing Digital Para Pequenos Negócios. Também Focado em Transformar Vidas Por Meio da Internet… Se quiser me conhecer um pouco mais, Clique no botão “Saiba Mais” logo abaixo.

    Website: http://www.amigoempreendedor.com

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *